quarta-feira, novembro 02, 2011

Frutas exóticas

O verão já se aproxima e com ele a vontade de se alimentar com coisas mais leves e saudáveis.Uma boa escolha são as frutas.
Apesar de deliciosas, não precisamos nos prender apenas as conhecidas laranjas, maçãs e bananas. Muitos sabores diferentes podem nos agradar, enfeitar nossa mesa,nos encher de saúde e (por que não?) dar uma ajudinha na aparência!
Muitas frutas diferentes estão chegando ao mercado brasileiro.Umas  tão lindas, que queremos experimentar na mesma hora.Outras que de tão feias, mais parecem extraterrestres de filme B!
Mãos de Buda:  Cítrico muito cheiroso originário do Japão,essa coisa feia aí é da mesma família do limão.Os budistas a utilizavam  como oferenda nos templos.Atualmente é usada para fazer perfumes,licores e aromatizadores de ambiente. É um dos ingredientes do famoso perfume Laguna, de Salvador Dali.

Esta coisa linda aí em cima chama-se pitáia. É também conhecida como "Dragon Fruit", Fruta-do-Dragão. Muito bonita e diferente, de polpa branca translúcida com minúsculas sementes como o Kiwi e de sabor suave e muito agradável. Em algumas espécies a polpa é de coloração vermelha com tonalidade mais forte que a casca.
Durante muito tempo seu consumo foi restrito às mesas norte-americanas, européias e australianas.Chegou ao Brasil através da Bolívia,que começou a comercializá-la no final dos anos 90.


 Kiwano: chamado também de pepino africano,contém uma grande quantidade de oxidantes, sendo usado na fabricação de máscaras purificantes para o rosto, coquetéis e xaropes. Nunca experimentei, mas dizem que seu gosto lembra o da banana.

Ackee: foi  levada para a Jamaica da África Ocidental (provavelmente em um navio negreiro) antes de 1778. Desde então, tornou-se uma das principais características das várias cozinhas do Caribe. O fruto do ackee não é comestível em sua totalidade. Apenas o interior,carnudo amarelo. É extremamente venenoso se você comer a parte vermelha...Esta eu passo!

Buriti: brasileiríssimo,é uma espécie abundante no centro do nosso país e é um indicativo da existência de água na região. Em qualquer nascente no cerrado, lá estão os buritis, emoldurando a paisagem. Suas propriedades emolientes e hidratantes são bem conhecidas em produtos cosméticos no Brasil e agora no mundo. A Natura e a L'occitane fazem produtos maravilhosos com ele. Tem um sabor único e  forte, que fica muito bom em doces ou batido com iogurte. Adoro!

Você conhece outra fruta exótica que está agradando seu paladar,ou que você tem vontade de experimentar? Divida sua opinião com a gente nos comentários!

17 comentários:

  1. Nossa, são muitas frutas que não conhecemos... Não sei se experimentaria não.
    Legal o post! ;)
    Seguindo akii ...

    beijoos
    belezurasdeplantao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ja estou seguindo flor
    me segue tb

    www.makepopular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Nossa, frutas super diferentes... essa mão de buda é muito feia! :D

    Mas adorei seu post, super legal saber das frutinhas diferentes!

    Beijos!

    izabellaniquito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Clê, ñ sabia q existia tantas frutas esquisitas, kkkk. Moro em Sampa, e um dia fui passear no Mercadão do Parque Dom Pedro com meu marido e experimentamos a Pitaia.
    Comprei mesmo pq queria muito experimentar. A metade custava 5,00.
    Mas me decepcionei, ñ tem gosto as sementes fazem com q a fruta fique bem crocante. Mas ñ gastaria dinheiro comprando novamente.
    Bjks Clê.

    ResponderExcluir
  5. Amiga só taõ celetiva ,no que diz respeito a aparência dos alimentos,que não comeria nenhuma kkkkkkkkk.
    Bjos grande!

    ResponderExcluir
  6. Realmente são muito exóticas rs. Ainda não conhecia essas.

    http://mundofashionfemenino.blogspot.com/

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, o que é a natureza né?? Impressionante!!

    Deus é o melhor designer! ahhahah!

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi linda obrigada pela visitinha,adorei o post conheço alguma,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Clê... que post bacana!!! Nunca tinha ouvido falar nestas frutas, com excessão da pitaia e do buriti. O buriti eu nunca experimentei, só em cremes ;), mas a pitaia eu gosto! Na caipirinha fica saborosíssima! Pena que é muito cara...

    Bjss

    Raïssa
    http://avelola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie linda, q bom q vc gostou das minhas comprinhas. Tbm comprar é uma terapia né, quem não gosta, eu adooorooo!!!!!!!! rsrsrs
    Bjs
    http://olhardemanu.blogspot.com/
    Twitter: @manuka_mn

    ResponderExcluir
  11. muito diferente mesmo, imagina quantas outras existem, adorei saber sobre elas!


    BjO Da Natty
    @nattypyn
    http://ninguemtasca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi flor, obrigada por seguir o blog, seja bem vinda e volte sempre!!

    Eu sou tão chata pra comer frutas diferentes...

    Vem participar do sorteio q ta rolando no blog!
    http://maryandris.blogspot.com/2011/10/teste.html

    bjOs

    ResponderExcluir
  13. Oi Cle, amei o blog, com certesa estarei sempre por aqui. Bjus e otima quinta

    http://www.diariodocoquefrouxo.blogspot.com/

    @MissJota

    ResponderExcluir
  14. Ja comi buriti, digamos que não é das minhas frutas preferidas mas tbm não é ruuuuuuim hahahha sou enjoadinha então meu paladar não deve ser levado muito em conta.
    Mas eu acho pitaia LINDA. Sério, acho uma fruta muito bonita mesmo, deve ser gostosa tbm. Em uma das ultimas edições a Vogue trouxe um editorial onde a pitaia esteve presente.

    beijos, Lê ♥

    ResponderExcluir
  15. Conhecida apenas de ouvir tbm só o buriti...as outras nem sabia que existiam...essse mundo e de uma riqueza tamanha né Clê ?

    ResponderExcluir
  16. Pitaia é linda mesmo e o buriti também é muito fofo, agora aquela mão de buda é nojenta...
    Um beijão!

    http://zapatariabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. https://www.facebook.com/FrutasTropicaiz

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários e os retribuo o mais rápido que posso.
Se tiver um blog deixe o endereço,assim posso retribuir a visita e outros leitores que sentiram afinidade com o que você escreveu podem te encontrar.
Este espaço meu, também é seu!