terça-feira, novembro 08, 2011

Sobre o ciúme


Tenho uma colega que é bonita, estudada, bem casada, mas que tem um problema que afeta sua vida e a de quem está por perto: ela sofre de ciúme doentio! Controladora ao máximo, não deixa que o marido vá nem a casa da própria mãe sozinho, desconfia que as cunhadas estejam tramando para separá-lo dela, cheira roupas à cata de odores femininos suspeitos, aparece de surpresa no trabalho do marido para conferir se ele está lá e tem brigas homéricas, daquelas em que os vizinhos chamam a polícia.Arranha carro, bate na cara, ameaça matá-lo para depois ameaçar se matar caso ele a deixe, explode por qualquer desconfiança.
Não trabalhamos mais no mesmo setor, mas nos encontramos às vezes, durante cursos de treinamento.Sei que ela é assim e evito tocar no assunto, mas hoje foi inevitável.Em meio a muitas meias frases ela deu a entender que eu ou não gosto do meu marido, ou sou muito ingênua e não percebo o quanto facilito para que outra mulher o tire de mim.
Deixei-a falar e ela se abriu, contando as brigas que já teve para, segundo ela, “mantê-lo na linha”. Falou entre outras coisas, que certa vez havia jogado a carteira do marido fora para que ele não saísse de casa. Eu, que não pedi conselho algum, acabei ouvindo que dou chance para meu marido encontrar outra e etc.
 Eu ouvi tudo aquilo até dizer o que penso:
Se for para ficar comigo por falta de opção, eu não quero. Quero o meu homem livre para ficar a meu lado por querer e não porque não conseguiu coisa melhor.
Ficar vigiando, me corroendo por dentro, imaginando conspirações? Isso é pior que levar chifre.Ter essa trabalheira toda para fazer ele ficar do meu lado? Não quero, para mim não vale assim. Só quero comigo quem me ame e me respeite.
Eu o amo muito, quero que ele fique comigo e só comigo, sofrerei e muito se ele se apaixonar por outra, mas forçado para mim não vale.
É claro que nesses anos todos já senti muito ciúme de umas mulheres mais assanhadinhas.Deu mesmo vontade de rodar a baiana, mas me segurei.Preferi a conversa olho no olho.Disse a ele que estava me sentindo mal com a atitude delas. Felizmente ele entendeu e não deu margem para que a coisa crescesse, foi maduro o suficiente para não me magoar. Ele podia se sentir envaidecido e ficar me provocando, mas o amor e o respeito dele por mim foi maior que o ego. Sou muito agradecida e o amo mais ainda por isso.
O que eu faria se ele tivesse agido diferente? Pode ter certeza que eu não ia arranhar carro nem tentar me matar. Mesmo doendo eu não ficaria com alguém que gostasse de me provocar ciúmes. Prefiro a dor da separação à agonia de ficar insegura e magoada o tempo todo.
Quanto a tal colega,acho que ela não entendeu o que eu disse. O amor sem possessão parece ser até imoral para ela. Ficou me olhando estranho, como se eu falasse grego, mas eu nem liguei..Acho que no próximo curso ela não se sentará a meu lado.

13 comentários:

  1. Sou como você. Ou o meu homem fica comigo porque quer, ou pode ir pra outra freguesia. Eu que é não vou ficar me descabelando pra mantê-lo "na linha".

    ResponderExcluir
  2. Oi Clê!

    Menina, amei seu texto! Acho q deve ser um saco quem morre de ciúmes da pessoa amada; pensa no desgaste de ficar monitorando a pessoa o tempo todo... não tenho saco e nem tempo pra isso!

    Qdo era mais noivnha, tinha muito ciúmes do meu noivo, mas com o tempo aprendi q não adiante vc ficar em cima da pessoa, o q importa é confiar e respeitar... posso parecer ingênua, mas hoje em dia confio muito nele, assim como sei q ele confia em mim... quem ama dá espaço a outra pessoa pra ela ser ela mesma, afinal estamos lidando com outro ser humano completamente diferente ga gente, com emoções e vontades...

    Penso igual a vc, dou a liberdade necessária, pois quero q ele esteja comigo porque me ama e não porque eu o forço a ficar comigo.

    Beijão!

    izabellaniquito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Clê, sabe que eu adoro passar aqui e ler os seus textos, como é bom!

    Confesso que me considero uma pessoa um tanto insegura, mas na total sinceridade prefiro muito uma ao conversa do que perder dias e mais dias de cara emburrada, chateada e desconfiando disso e daquilo.
    Sou do tipo que se a coisa não está boa para mim e muito menos para relacionamento sei perfeitamente que não conseguirei empurrar com a barriga e muito menos fazer a linha casal exemplar para os outros.
    Sinto ciúme mas não desejo ninguém ao meu lado por obrigação, para ficar comigo tem que ser por querer, por me amar e me respeitar. Pode até mentir e fingir, mas a hora que eu descobrir, acaba o respeito, a confiança e admiração, aí para o amor acabar é questão de tempo!
    Os que eu amo desejo perto de mim, mas eles também tem que desejar, não existe eu amo por nós dois!

    Um ótimo dia pra Ti Flor!
    Beijinhos...
    Cintia
    *cintok.blogspot.com*

    ResponderExcluir
  4. Muita gente confunde amor com posse(possessividade) é preciso confiança. Estou fora de relacionamento doentio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bom p/ vc se ela escolher outro lugar... Aff... Maluca ao extremo!!! Pessoas com a mente tão pequena me cansam, não tenho paciência...
    Credo gente, viver assim deve ser um horror!!! Eu concordo com tudo que vc diz. Pq eu iria querer uma pessoa que está comigo só pq ameaço me matar??? Uiiii.....

    Beijos!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ciumes demais vira realmente doença e isso incomoda e muito,eu concordo com vc no texto inteiro, cada frase,haha! Se ambos se amam, pra que ciumes horrendos e brigas doentias? curti a vida que é melhor ><

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, já sofri de ciúmes... é terrível!

    mas confesso que gosto que ele sinta um pouco!
    rsrs

    bjos

    http://floresmaquiadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ciúmes básico, todo mundo tem. Agora aquela coisa doentia... acho um saco. Detesto ver mulher cheia daquele ciumes exagerado! Arg!

    Beijos,
    http://sorvetedecupu.blogspot.com/
    @sorvetedecupu

    ResponderExcluir
  9. Oi Clê, seu blog é ótimo, adorei os assuntos que você aborda e como faz. Esse caso ai que você contou sobre ciúmes é muito sério, acho que não conseguiria conviver com alguem assim. Adorei o post das frutas exóticas, umas são tão lindas. Tô seguindo. Gostaria de te convidar à conhecer o meu blog:

    http://gavetademaquiagem.blogspot.com

    Te espero por lá. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga,sei bem o que é uma pessoa possesiva,tenho uma irmã assim,e como a sua amiga ela não entende o meu comportamento em relação ao meu marido.Casamos muito novos eu com 16,e ele com 19,já estamos juntos a 23 anos,se já tive vontade de rodar a baiana?
    já,e rodei ,mas isso faz muito tempo,hoje não o faria mais,comcordo com tudo que você falou,sem tirar e nem por nenhuma palavrinha,e acho que o relacionamento só segue a diante se ouver essa maturidade.
    BJos.

    ResponderExcluir
  11. Você está certíssima, no amor tem haver respeito, e isso define tudo, não é com ataques de ciúme que vamos prender o homem, pena sua colega não entender isso, pois quem sofre mesmo é ela.

    Muito legal o post de hoje, gostei mesmo!

    Big beijos,
    Mah

    http://neoongirll.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Clê!
    Obrigada pelo recadinho lá no Blog no último post!
    Passei para te desejar um ótimo restinho de dia!
    Beijinhos...
    Cintia
    *cintok.blogspot.com*

    Um ótimo Restinho de Dia pra Ti Meninas!
    Beijinhos...
    Cintia
    *cintok.blogspot.com*

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu blog. Eu também concordo com você. Hoje é muito difícil ter um relacionamento serio. Porem eu sou uma tipo liberal, tipo... quer sair com os amigos pra disco? pode ir sem problemas, queres ir em um bar? pode ir. A única coisa que eu lhe disse foi. Pode continuar a fazer a coisas que fazia antes, mais lembre-se... Respeito é bom e eu aprovo. so uma coisa farei se eu saber que me traiu. Te deixo e nada mais. Amanha faremos 2 anos de casada e até hoje nao soube e nao vi nada que me fizesse desconfiar de algo.

    Quem quiser dar uma passadinha no meu blog. é bem vindo!

    http://marquesdanza.blogspot.com/

    Faz pouco tempo que escrevo. Mais logo logo terei bastantes novidades.
    Compartilharei com voces os meus pensamentos e lugares visitados por mim. Abraço


    Odilia

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários e os retribuo o mais rápido que posso.
Se tiver um blog deixe o endereço,assim posso retribuir a visita e outros leitores que sentiram afinidade com o que você escreveu podem te encontrar.
Este espaço meu, também é seu!