segunda-feira, dezembro 19, 2011

Sobre a lei da palmada

"Bata no seu filho.Se Você não sabe porque está batendo,ele sabe porque está apanhando".                                            Frase usada nos anos 60

Imagem compartilhada no Facebook,esta semana
Eu não sei como são os filhos dos outros, só posso falar dos meus e sei que eles não precisam apanhar para se tornarem cidadãos educados e respeitadores.
Minha filha é meiga cooperativa e cordata até mais que o necessário, só precisa de uma boa conversa que a faça entender as coisas. Meu filho é mais independente e para cooperar precisa de maior firmeza, mas a única vez que dei umas palmadas nele foi horrível! Senti-me muito mal, um nó na garganta, uma sensação terrível na mão o dia inteiro. Vieram lembranças ruins da minha infância, foi péssimo. Um sentimento de fracasso, de perda mesmo. Passei o dia mal e não achei que valeu a pena, que ele aprendeu alguma coisa. Muitos questionamentos me vieram a mente. Eu passo muita raiva com muita gente no trabalho, no mercado, nas lojas e não saio batendo em nenhuma delas, por que eu preciso bater no meu filho quando ele não faz o que eu quero? Então decidi: aqui em casa,nunca mais! 
Campanha patrocinada pela ONU
 Meus filhos são educados pelo toque, pelo olhar cheio de amor, pela certeza que dou a eles todos os dias de que estou o tempo todo buscando acertar, fazer o que for melhor para eles. É assim que se sentem seguros com os limites que eu imponho. Isso é para mim a prática do conceito de disciplina amorosa. Não vou questionar quem tem visão contrária, mas aqui em casa não, violão!
Sou de uma geração que viveu a transição de um paradigma. Habitavam em uma mesma rua pais que por terem apanhado muito na infância se recusavam a criar os filhos da mesma forma e também pais que (adivinha?) por terem apanhado muito na infância acreditavam que este era o único meio de ser educar alguém. Haviam crianças ameaçadas o tempo inteiro por cinturões, fios de ferro de passar roupa que soltavam do equipamento e faziam um ruído no ar antes atingirem as costas ossudas de qualquer garoto franzino. Galhinhos de goiabeira que habitavam eternamente um preguinho da cozinha, como aviso de que, ao menor sinal de desobediência, vincariam as perninhas de algum infante pernalta. O espírito infantil de alegria e travessura era adestrado a pauladas.
 Estas crianças desenvolviam uma revolta misturada com medo, uma coisa que ainda não tinha nome mas que as tornavam mofinas: agiam como santos diante dos pais e descontavam tudo na ausência deles, ou então viviam eternamente assustadas, desenvolviam uma obediência cega que as impedia de um pensamento independente. Quando cresciam e se tornavam imunes às chibatadas se revoltavam, odiavam os pais, faziam mil loucuras só para desafiar a autoridade. Esta fase passava em alguns, em outros permanecia até a idade adulta.
Imagem também difundida no Facebook

Por outro lado, havia também crianças que se tornavam viciadas em elogio. Os pais não impunham limites, achavam que seus filhos estavam sempre certos. Se aprontavam na escola era culpa do professor, se brigavam na rua, os outros garotos que começaram, se tiravam notas baixas, o sistema educacional estava oprimindo “sua criatividade e livre expressão de um saber nato!” 
Observem que os dois extremos não serviam, criavam pessoas confusas,oprimidas ou sem limites.
Eu acredito no equilíbrio, em impor limites com amor. Para alguns isso envolve uma dose de “amorosas chineladas” para mim, não!
Claro que às vezes o tempo fecha aqui em casa e preciso ser firme, mas não aceito que meus filhos me obedeçam por medo. Acho que quando meus filhos desobedecem precisam antes de qualquer coisa que eu explique melhor as razões pelas quais ele deve fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Isso toma tempo, imagino que seria mais rápido dar uns gritos e ameaçar com um cinturão, mas se eu não gasto tempo educando, que tipo de mãe serei? Até um adestrador de animais sabe que a mudança de um comportamento requer tempo, se eu simplesmente disser que não quero e ameaçar bater, serei pior que um tratador de animais daqueles que a gente via nos circos e que já foram abolidos em nome da civilidade.
  Sobre a lei sancionada e muito criticada esta semana:
"A nova lei faculta o uso da palmada como concomitantemente a proíbe levando a justiça a qualificá-la e se entender de excessiva tendo ocasionado sofrimento ou lesão punir os infratores. Assim os pais poderão, conforme o grau da palmada, se não considerada simplesmente como educativa, ou concessiva de castigo corporal, sujeitá-los a penas socioeducativas com permissibilidade do afastamento dos filhos. "
hein?????????


Escrito desse jeito tão confuso,como a redatora Teresa Surita queria ser corretamente interpretada pela sociedade? Não tinha como! A lei apelidada de "Lei da Palmada" apenas protege o menor de abusos físicos. Para saber mais a respeito,clique neste link.



25 comentários:

  1. Olá, tudo bem com você Clê?

    Muita chuva em BH, e a melhor coisa pra fazer com esse tempinho é ler o blog da amiga! He he he

    Adorei a postagem e acredito que este assunto polêmico é muiro "sério". Concordo com a sua posição nesse texto e penso como vc. Sabe, as poucas vezes que dei palmadas no meu filho doeram muito mais em mim que nele. Foi horrível e me senti muito mal.

    Sou a favor do diálogo e de outras estratégias para educar as crianças. Agora, esse texto da lei ficou muito confuso mesmo né?!

    Beijooooooo e boa semana!

    http://belezapedagogica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. eu acho q o problema ja não é nem os pais, é as crianças que zuam falando, vc nao pode me bater que eu te denuncio...
    eu sou prof. e nunca nem encostei em um aluno, porem uma professora da escola pegou o aluno pelo braço e falou olhando nos olhos dele pra ele ficar quieto...
    ela ta respondendo judicialmente
    é o Brasil
    hoje no meu blog o assunto é creme de pentear da dove... passa la, segue a gente... de sua colaboração
    http://belezapimentada.blogspot.com/
    bj bj bj da Thá

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com vc, Clê!

    Qdo eu tiver os meus filhos, não quero encostar a mãe neles; não bato nem no Ozzy, vou bater nos meus filhos?

    As vezes poucas que bati no Ozzy me senti super mal... e resolvi não encostar a mão nele mas. Tento educar com persistência e amor. E tenho certeza de farei o mesmo com meus filhos... palmada não ajuda em nada. E nenum tipo de castigo físico tb.

    Nunca fui de apanhar, mas, nas poucas vezes em q minha mãe perdeu o controle comigo foi feio; já levei tapa na boca, puxão de cabelo e sapatada no joelho... e é claro que o q realmente me ajudou foi o diálogo.


    Beijão!

    izabellaniquito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Clê
    Excelente post, adoro o jeito que você escreve, é sempre tão esclarecedor. Afff, eu acho educar tão difícil,tão complicado.Na verdade, não sei educar e,infelizmente, tive que bater em minha filha algumas vezes, porque só o diálogo não bastava. Hoje, tento conversar na maioria das vezes e pô-la de castigo. Mas nem sei se isso dá certo. Mas, tento.
    Uma excelente semana, Feliz Natal!!
    bjosssssssssss

    ResponderExcluir
  5. o melhor jeito de ensinar é conversando!!! (como diz a minha mãe)

    Corre lá no meu blog...Promoção no ar!!!! Quero vê você participando enh!!!!

    kisses ;*
    http://closed24h.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o tema abordado ,amiga esse assunto é meio complicado,tem pais que sabem corrigir sem espancar ,mais tem pais que espancam e não sabe corrigir,eu acho que se não conseguirmos passar para nossos filhos da melhor maneira ,eles aprenderam de forma incorreta e sofrida na rua,acho que tem um certo protecionismo por parte das leis,mais existe o lado dos pais que não sabe bater que batem como se tivesse batendo em um animal,é cada um pensa de uam forma,ne,parabéns,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Cle , eu tenho um filhinho de 1 aninho e na minha casa moramos eu, o pai dele, e a minha mae e ja conversei com eles que não quero saber de palmadas nos pequenos(pretendo ter mais um) e eles concordaram, a minha mae ainda é da epoca das chineladas e acha que eu nao vou conseguir, mas tenho feito o possivel e pedido a Deus para não cair nessa de palmadinhas nele, nem quando ele for maiorzinho ! Beijos e parabens pelo otimo post !

    http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Clê,
    apanhei uma vez de meu pai, mas não era um costume me baterem. Conversavam e me colocavam de castigo. Minha filha nunca apanhou em criança.
    Minha mãe sempre dizia algo muito verdadeiro, que ninguém bate para educar, bate pq está nervosa.
    Acho errado e nem meus cachorros apanham aqui em casa.
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, engraçada algumas imagens, mas realmente bater não é a solução hoje em dia, só aquelas palmadinhas pra dar medo, é bom quando criança dar um tapa forte quando ele fizer algo errado, fiz isso com meu subrinho, dai eu digo: Vou pegar o chinelo.. e ele ja começa a chorar e morre de medo! Ele é bem educado e respeita bastante a gente, graças a Deus! amei a postagem, vc parece ser um grande exemplo de mãe.. *-* Flor, obrigado pelo apoio lá no blog..beijos.
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ahh.. eu concordo com vc..

    Eu NUNCA apanhei.. lógico.. aquela juntada era clássica.. mas apanhar nunca.. aqui em casa sempre foi na base da conversa..

    Um beeijoo..

    http://maryhitner.blogspot.com/

    @maryhitner

    ResponderExcluir
  11. oiiiiiiiiiiiiiii minha querida,estava com muitas saudades..agora enfim to de férias depois de tanta correria,poderei voltar a marcar presença aqui no teu bolg que gosto tanto..obrigada por não esquecer de mim..bj te espero lá heim...ótima semana e tá chegando o natal viva!!!
    http://papodetati.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post...acredito que tenha dito tudo que eu falaria. Sabe,concordo plenamente que filhos podem ser educados sem palmada. Minha mãe me batia e eu voltava a fazer tudo de errado novamente, já quando meu pai conversava comigo eu parava. Acho que a conversa e explicação é essencial! Bjus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. oi Clê. Post perfeito! Tbm sou totalmente contra a agressão infantil...(totalmente contra a todo tipo de agressão na verdade), inclusive verbal. Beijinhos e parabéns! Adoro tudo aqui, cada vez mais ~.~

    http://www.diariodocoquefrouxo.com.br/

    @MissJota

    ResponderExcluir
  14. Oi Clê! Eu tbm, apesar de ter apanhado muuuito qdo criança, sou contra a tal palmada. Tbm quero educar, meu futuro filho, na base do respeito Se bater fosse certo, os pais não parariam, assim que o filho cresce, né?!

    Bjão!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu nao tenho filhos, entao eu nao sei como será minha forma de educar.

    Mas minha experiencia sendo filha (rs) me mostrou que nem sempre surras resolvem as coisas. No meu caso pra me defender das palmadas eu desenvolvi o habito de mentir e a cada mentira descoberta eu inventava um jeito de parecer ainda mais realista.
    Hoje consigo mentir com muita facilidade para me proteger de determinadas situacoes. Fica tao realista que depois de um tempo até eu acredito que o que eu disse foi verdade.

    O que eu quis dizer é que surras podem desenvolver determinados habitos nocivos nas crianças e gerar adultos problematicos. Mas ainda assim acho que cada mae deve ter o bom senso na hora de educar e saber dosar a mao e essa lei pode tirar a autoridade dos pais dentro de casa. Já pensou uma criança "nao me bate nao, senao eu vou te denunciar". Perde o respeito.

    Ah, eu nao morria de apanhar nao, viu? mas eu tinha um mae bem nervosa que nao tolera erros ou ser contrariada hahaha
    E o habito de mentir pode ate servir para minha carreira, ja que pretendo ser advogada hahahaha

    um bjo!

    ResponderExcluir
  16. Quando criança eu apanhava muito, só não mais que minhas irmãs. Muita das palmadas eu entendia que era pra minha educação, outras eu acho que só uma conversa já resolvia. Mas minha mãe me criou com uma criação rígida, não tenho raiva dela das surras , por que acho que mais do que tudo essas surras formaram o meu caráter e quem eu sou hoje, não repetiria essa educação com meus filhos, mas eu acho que uma palmada na infância impede uma surra no futuro.

    ResponderExcluir
  17. oi Clê, eu concordo que a educação deve ser na base da conversa, tolerância e respeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. gostei do tema do post bem realista !

    adorei o blog
    ja to seguindo , da uma olhada no meu e segue tbm!

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Clê este assunto é tão polêmico né....Eu não tenho filhos mas se tivesse não conseguiria bater não acredito,rsrs,pq tenho uma cachorrinha lindinha em casa e não bato nela e olha que é arteirinha,rsrs,imagine com um filho então....

    Mas penso na geração da minha mãe meu avó era ignorante e batia muito por qualquer coisa e ela e as irmãs eram trabalhadeiras meninas que moravam no sítio e nunca faziam nada de errado,cresceram com aquela mágoa,porém tinham tanto respeito e carinho pelos pais,cuidaram do meu avó até ele morrer e com muito carinho...

    Hj acho que falta muitos limites e educação na vida das crianças que fazem o que querem:(
    A gent eve cada coisa por aí como vc disse os extremos:(

    Gostei do post querida,beijão...
    http://licoisasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Concordo muito com as coisas aqi escritas em?
    mas a gora coisa seria!
    FELIZ NAATAL CLÊ!
    tudo de bom nesse ano novo, muita poesia para nossos corações!

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente!!! Meu olhar ainda funciona para os meus, e no máximo dou castigo.
    Mas tb acho que alguns pais andam permissivos demais, criando monstrinhos rsrsr.
    Beijos, Gabi.
    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Lembro que meu pai nunca encostou um dedinho em mim quando criança... Ele só dava aquele olhar sério e falava umas coisas que já era como se fosse ou até pior que palmadas! hehehe

    Adorei o post :)

    Beijinhos foofa
    http://estacaofofa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Você é um exemplo de mãe !
    Realmente tem pais que passam dos limites !
    acho que os pais devem saber quando repreender ( com conversa) e quando apoiar ! , isso forma um ótimo caráter nos filhos !
    bjjs
    http://laisborgess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu sou contra essa lei, mais por um simples motivo, o governo não pode me dizer o que eu devo e não devo fazer, palmada, não é chinela e surra não é palmada, palmada pra mim é um gesto de impor limites sim, quando não se há outra forma, já vi e revi muitos casos, é facil para a Xuxa falar que a palmada dói quando quem cuida dos filhos dela é uma babá, sou mãe de 3 filhos, nunca bati neles, nem espanquei, mais a palmada aqui pode serr preciso quando a extremos, logico que tem criança que entende com uma conversa e tal, mais quando a criança é energica, a palmada é preciso sim, palmada nada mais é que vc pegar a mãe e dar uma palmada na bunda do filho, SÓ!! Ninguém está falando em bater com chinelo, vassoura, vara de goiabeira, estamos falando da palmada que educa e realmente todos podem pensar como vc, aqui em casa a muito tempo não uso a palmada, eles estão crescendo e os limites que dei quando mais novinhos me serviram para que eles soubessem onde cabe os limites deles. Que otimo que seus filhos não precisam de um palmada, a minha menina do meio, nunca levou palmada, pois tudo sempre se resolveu com uma boa conversa e um não, mas meus mais velho e minha caçula são do tipo turrões, batem o pé e se eu não colocasse limites quando mais novinhos, iriam estar batendo na minha cara, igual minhas sobinhas com minha irmã... todos somos diferentes e crianças tbm são diferentes, uns são mais calmos, outros mais agitados, outros mais devagar, outro mais apressados e por aí vai!!
    Sou contra surras, deixar a criança sozinha, sou contra o aborto, sou contra o abandono, sou contra os espacamentos infantis... agora palmadaaa... se palmada matasse e deixasse marcas fisicas e psicologicas não teria gente normal neste mundo!!
    Bem!! Essa é minha opinião, mais tem outras coisas que envolvem minha escolha de ser contra. Vejo que é uma boa mãe, quem dera que todas fossem como vc e como eu, que levam o amor de mãe a serio e não largam seus filhos por aí para os outros cuidarem... Bjs
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  25. TEM QUE CONVERSAR MAIS SE SO CONVERSA FUNCIONASE FILHOS DE PSICOLOGOS E FILHOS DE POLITICOS RICOS QUE ACHAM QUE SAO EDUCADOS NAO ROUBAVAM NEM ESTARIAM FUMANDO MACONHA CONSUMINDO DROGAS OU VENDENDO COMO TRAFICANTES NAS FACULDADES NAO ESTARIAM ROUBANDO E PENSANDO QUE SAO OS CARAS. UMAS PALMADAS VALEM A PENA NAO ESPANCAMENTO JA LEVEI VARIAS PALMADAS DO MEU PAI E DA MINHA MAE HOJE AMO ELE MAIS AINDA POIS PERCEBI QUE CADA SURRA QUE LEVEI EU MERECIA SABIA QUE ESTAVA ERRADO MAIS MESO ASSIM FAZIA, SE FOSSE SO CONVERSA IMAGINE COMO EU SERIA HOJE........FILHINHOS DE PAPAI DE PSICOLOGOS QUE PENSAM QUE PODEM DITAR AS REGRAS DA EDUCACAO E OUTROS, ESTAO AI CONSUMINDO DROGAS, ROUBANDO SENDO E OUTRAS COISAS MAIS.....

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários e os retribuo o mais rápido que posso.
Se tiver um blog deixe o endereço,assim posso retribuir a visita e outros leitores que sentiram afinidade com o que você escreveu podem te encontrar.
Este espaço meu, também é seu!