domingo, janeiro 29, 2012

A estrela mais brilhante do céu

Comecei a ler este livro nas férias,deliciosamente instalada em uma espreguiçadeira e concluí hoje. Se você é mulher e gosta de ler, obviamente a autora de Melancia dispensa apresentações.
Marian Keyes é sempre perfeita na sua proposta de leitura gostosa e feminina,mas dessa vez ela se superou e fez o livro que pode ser chamado de sua obra prima! 
"A Estrela mais brilhante do céu" tem a prosa característica da autora e um algo mais: Marian amadureceu, fez um livro com personagens ainda mais bem elaborados que se preocupam com questões sérias, choram as grandes tristezas da vida ao invés de apenas rir delas sob uma nuvem de álcool. Não quero dizer com isso que eu não gostava das protagonistas etílicas de outros livros, mas é muito bom ler sobre mulheres que não enchem a cara (as vezes enchem sim...)
A história começa quando uma criatura ainda não identificada começa a narrar os eventos que ocorrem na vida dos moradores de um certo edificio de Dublin. Sim, existe algo de sobrenatural no livro.Sobrenatural não, eu diria que mágico!Pode parecer bobo, mas a autora soube fazer,não é forçado,é perfeito!
A introdução das personagens é longa  e você pode se sentir(como eu me senti) um pouco confusa,ansiosa para descobrir logo que tipo de ser é esse que está contando a história mas aguente firme que vai valer a pena.Quando eu descobri quem era, meu coração disparou,fiquei muito emocionada!
A narrativa é entrecortada, cada trecho fala da vida de um morador e só depois essas vidas se misturam mas,como já falei antes, a autora entende do riscado e sabe fazer a coisa fluir maravilhosamente.
O livro não tem uma única protagonista e você pode se identificar com uma ou mais delas. Tem Katie, a quarentona que usa saltos vertiginosos e finalmente começa a descobrir quem é,Jemima a velha e sábia senhora. Lydia,a garota de vinte e poucos corajosa,raivosa e independente. Maeve, a mulher bem casada que tinha tudo para ser feliz mais não é, o homem de négocios macho alfa, o jardineiro lindo de morrer, o canalha monstruoso que posa de bom moço,o marido apaixonado e perdido e dois poloneses meio burros e gostosões...
 
É assim que eu imagino os poloneses gostosões...



 Não é a toa que a própria Marian Keyes afirmou que este é seu melhor livro. Acabei de ler tem mais ou menos uma hora e já estou sentindo saudades do pessoal que mora no número 66 da Star Street!
Leitura recomendadíssima para que gosta desse estilo de livro. 
Agora vou ler alguma coisa mais profunda e não menos interessante: 
"Nietzsche para Estressados: 99 Doses de Filosofia para Despertar a Mente e Combater as Preocupações". Vai ser interessante conhecer o pensamento dele fora das leituras obrigatórias que fiz na faculdade.

10 comentários:

  1. Clê,
    Amei suas impressões sobre o livro, ele vai para minha list, com certeza.Me deu uma vontade imensa de lê-lo agora. Parece uma leitura v=bem gostosa.
    bom domingão, bjosss
    Grata pela visitinha lá no DM.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro da autora, embora eu já tenha ouvido muitos elogios para ela! Com certeza vou procurar algum pra ler, depois que terminar a minha listinha (que já está grande!).
    Beijos,
    http://sorvetedecupu.blogspot.com/
    @sorvetedecupu

    ResponderExcluir
  3. OI Clê querida,

    Como sempre fiquei curiosa pra ler este livro também... parece deliciosa a leitura.

    Fiquei curiosa com outra coisa... poso perguntar?

    Vc compra esses livros, alguém lhe empresta ou são de biblioteca?

    Eu gostaria de ler mais livros... titulos variados, mas, nem smpre ´possível comprar no Brasil $$$ Sabe como livro é caro aqui. A Biblioteca municipal é longe e nunca dá tempo de passar lá... na minha escola não tem titulos variados, mais clássicos e livros didáticos... então amiga fica dificil às vezes variar o repertório literário.

    Fiquei com vontade de ler esse do Nietzsche para Estressados... rsrsrsr Eu preciso, eu preciso ler este....

    Beijos no coração!!!!!!

    http://belezapedagogica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida, respondendo a sua pergunta, eu gasto um bom dinheirinho com livros mas não compro todos novos, apenas aqueles que desejo muito ler.Já comprei muita coisa legal em promoção nas lojas Americanas e sou a maior traça da estante virtual, não sei se vc conhece:(http://www.estantevirtual.com.br)
      É um site que centraliza sebos de todo o Brasil.O Nietzsche para Estressados por exemplo, eu comprei por 15 reais,incluindo o frete!Vale muito o tempo perdido procurando livros lá.
      Se eu e vc morássemos mais perto, íamos fazer grandes trocas! Ia ser ótimo! bjns

      Excluir
  4. Clê não li nenhum dos dois mas o segundo anda mais a minha cara !

    obrigado pelas dicas!!!

    BjO

    Nana Pinho Em Cores

    @NanaEmCores

    ResponderExcluir
  5. Esse segundo despertou um enorme interesse em mim! rsrsrs
    Brigadinha pela a visita linda.
    Bjocas"

    srtasul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Clê,
    Ainda não li nenhum dos dois livros, mas adorei Melancia. No momento estou lendo o livro novo da Danuza Leão, "é tudo tão simples", e dando boas risadas.
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  7. Uau ! deu vontade de ler, muito interessante mesmo
    vou procurar. parabéns pelo blog estou seguindo já.

    http://estilo4u.blogspot.com/
    =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Hahahaha vou ter que ler!!! E imagino os poloneses como vc! ;) bjaooo


    http://avelola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Hum...
    gostei da resenha

    deu vontade de ler o livro

    bjo

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários e os retribuo o mais rápido que posso.
Se tiver um blog deixe o endereço,assim posso retribuir a visita e outros leitores que sentiram afinidade com o que você escreveu podem te encontrar.
Este espaço meu, também é seu!