sexta-feira, março 16, 2012

Recebi por email

Um texto para pensar a respeito do que nos espera e também para entender melhor nossas mães,tias e avós que já ultrapassaram a barreira dos 60...



De repente 60

Pergunto a mim mesma: onde foram parar todos esses anos?
Ainda sou aquela menina assustada que entrou pela primeira vez na escola, aquela filha desesperada pela perda precoce da mãe; ainda sou aquela professorinha ingênua que enfrentou sua primeira turma, aquela virgem sonhadora que entrou na igreja, vestida de branco, para um casamento que durou tão pouco!Ainda sou aquela mãe aflita com a primeira febre do filho que hoje tem mais de trinta anos.
Acho que é por isso que engordei, para caber tanta gente, é preciso espaço!
Passei batido pela tal crise dos trinta, pois estava ocupada demais lutando pela sobrevivência.
Os quarenta foram festejados com um baile, enquanto eu ansiava pela aposentadoria na carreira do magistério, que aconteceu quatro anos depois.
Os cinquenta me encontraram construindo uma nova vida, numa nova cidade, num novo posto de trabalho.
Agora, aos sessenta, me pergunto onde está a velhinha que eu esperava ser nesta idade e onde se escondeu a jovem que me olhava do espelho todas as manhãs.
Tive o privilégio de viver uma época de profundas e rápidas transformações em todas as áreas: de Elvis Presley e Sinatra a Michael Jackson, de Beatles e Rolling Stones a Madonna, de Chico e Caetano a Cazuza e Ana Carolina; dos anos de chumbo da ditadura militar às passeatas pelas diretas e empeachment do presidente a um novo país misto de decepções e esperanças; da invenção da pílula e liberação sexual ao bebê de proveta e o pesadelo da AIDS. Testemunhei a conquista dos cinco títulos mundiais do futebol brasileiro (e alguns vexames históricos).
Nasci no ano em que a televisão chegou ao Brasil, mas minha família só conseguiu comprar um aparelho usado dez anos depois e, por meio de suas transmissões,vi a chegada do homem à lua, a queda do muro de Berlim e algumas guerras modernas.
Passei por três reformas ortográficas e tive de aprender a nova linguagem do computador e da internet. Aprendi tanto que foi por meio desta que conheci, aos cinquenta e dois anos, meu companheiro, com quem tenho, desde então, compartilhado as aventuras do viver.
Não me sinto diferente do que era há alguns anos, continuo tendo sonhos, projetos, faço minhas caminhadas matinais com meu cachorro Kaká, pratico ioga, me alimento e durmo bem (apesar das constantes visitas noturnas ao banheiro), gosto de cinema, música, leio muito, viajo para os lugares que um dia sonhei conhecer.
Por dois anos não exerci qualquer atividade profissional, mas voltei a orientar trabalhos acadêmicos e a ministrar algumas disciplinas em turmas de pós-graduação, o que me fez rejuvenescer em contato com os alunos, que têm se beneficiado de minha experiência e com quem tenho aprendido muito mais que ensinado.
Só agora comecei a precisar de óculos para perto (para longe eu uso há muitos anos) e não tinjo os cabelos, pois os brancos são tão poucos que nem se percebe (privilégio que herdei de meu pai, que só começou a ficar grisalho após os setenta anos).
Há marcas do tempo, claro, e não somente rugas e os quilos a mais, mas também cicatrizes, testemunhas de algumas aprendizagens: a do apêndice me traz recordações do aniversário de nove anos passado no hospital; a da cesárea marca minha iniciação como mãe e a mais recente, do câncer de mama (felizmente curado), me lembra diariamente que a vida nos traz surpresas nem sempre agradáveis e que não tenho tempo a perder.
A capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo diminuiu, lembro de coisas que aconteceram há mais de cinquenta anos e esqueço as panelas no fogo.
Aliás, a memória (ou sua falta) merece um capítulo à parte: constantemente procuro determinada palavra ou quero lembrar o nome de alguém e começa a brincadeira de esconde-esconde. Tento fórmulas mnemônicas, recito o alfabeto mentalmente e nada! De repente, quando a conversa já mudou de rumo ou o interlocutor já se foi, eis que surge o nome ou palavra, como que zombando de mim...
Mas, do que é que eu estava falando mesmo?
Ah, sim, dos meus sessenta.
Claro que existem vantagens: pagar meia-entrada (idosos, crianças e estudantes têm essa prerrogativa, talvez porque não são considerados pessoas inteiras), atendimento prioritário em filas exclusivas, sentar sem culpa nos bancos reservados do metrô e a TPM passou a significar “Tranquilidade Pós-Menopausa”.
Certamente o saldo é positivo, com muitas dúvidas e apenas uma certeza: tenho mais passado que futuro e vivo o presente intensamente, em minha nova condição de mulher muito sex...agenária!
Regina de Castro Pompeu

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito bom quero chegar a minha melhor idade, firme de tudo um corpo definido e uma cabeça sempre com atividades nos neurônios, saúde equilibrada, amando e sendo amada.

      Excluir
  2. haha adorei o texto... *-* fiquei sem comentários pra ele!

    http://help-adolecentro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, gostei muito do texto, com certeza poderá me ajudar a compreender minha mãe, que está quase chegando lá, na casa dos sessenta ! Realmente, sessenta anos, a pessoa já viveu um turbilhão de emoções, muito legal o texto , mesmo! Beijos , flor e obrigada pelo carinho de sempre lá no meu blog, me desculpa eu não conseguir te corresponder todas ás vezes, mas tenho um imenso carinho por você , super beijos!

    http://www.aprendizdecabeleireira.com/

    ResponderExcluir
  4. seguindo,segue
    post novo
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/2012/03/it-girlciara-ferragni.html

    ResponderExcluir
  5. Que lindo esse poema!

    Que bom que você gostou dos produtos!!!!
    fiquei muito feliz em saber :D

    Kisses ;*
    http://closed24h.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito show o texto...com uma pitada de humor, flou de problemas sociais sérios. Gostei muito da ideia...kk e o novo significado de TPM nessa idade kkk ri com isso!
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que show esse texto, Clê!!! Achei muito interessante como ele tocou em assuntos delizcados com muito bom humor... Arrazou na escolha do texto!!!
    Um ótimo Domingo para você!!!

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  8. eitaaaa que show esse texto \o/

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. otima reflexão faz para pra pensar muito neste futuro quq chegara pra todos
    uma otima semana amiga grande bju geh
    http://coresdebutterfly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Clê!

    Amei o texto, super bem escrito e realmente nos faz pensar qdo for a nossa vez né? :D


    Beijão!


    izabellaniquito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi linda que email lindo vc recebeu em eu tenho medo da velhisse e espero daqui pra lá parar com esse medo.
    Te espero por lá viu.
    http://www.plantaodabeleza.com.br/
    BeijossssssssssssSimara ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  12. Que lindo Clê. Amei!! Beijinhos e ótima semana ~.~

    http://www.diariodocoquefrouxo.com.br/

    @MissJota

    ResponderExcluir
  13. Tenho certeza que daqui uns 30 anos eu estarei falando a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  14. adorei o texto, realmente e nessas horas que pensamos será que realmente damos valor ao que temos hoje ? porque um dia xegara a hora que não vamos ter, e ai não aproveitamos absolutamente nada :-) adorei o post muito, muito lindo.

    da uma passadinha?
    -> http://estilo4u.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. "Acho que é por isso que engordei, para caber tanta gente, é preciso espaço!"

    Chorei... serio mesmo >.<
    Quando eu crescer quero ser assim tão incrível...

    Beijos da ♥ Amy | BLOG |

    ResponderExcluir
  16. "Respodendo seu comentário Clê: Por aqui não sei direito o motivo da greve,mas estou com aulas reduzidas, 30 minutos cada, fora isso aula normal..rs(Como hoje é feriada de São José eu naõ tive aula,rs) \õ/..mas a partir de amanhã será assim, e não sei até quando vai, mas menos mal né? *o* ..sobre o email que recebesse eu achei lindo o texto, tenho só 16 anos então to beem longe desta fase! rs..adorei o post! bjs e ótima semana!!
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Interessantíssimo! Copiei aqui pra mim Clê!
    Um bjo e boa semana pra nós!

    Gabi

    ResponderExcluir
  18. Bom dia querida Clê, procurando blogs interessantes encontrei o seu que é muito simpático e agradável, me identifiquei com seu cantinho viu?
    Este post aqui está divinoooooooooo, este ano em agosto chego aos 6.0 e já estou curtindo esta nova fase cheia de energia e alegria pq passamos por vários momentos em nossas vidas e já vi mtas amigas que já chegaram a esta idade ficarem profundamente tristes mas não sou assim, curto tudooooooo olhando sempre o lado positivo de cada momento especial da vida.
    Também tenho um blog, quando vc tiver um tempinho passe na Casinha da Vovó Ro para tomar um chazinho comigo, vou amar e tenha certeza que agora tb estarei sempre passeando por aqui, grande beijo, ótimo fim de semana para você e sua família.
    Rosana
    http://casinhadavovoro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sou sua seguidora de nº220, adoreiiiii o número rs,sr,sr,sr beijinhos

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários e os retribuo o mais rápido que posso.
Se tiver um blog deixe o endereço,assim posso retribuir a visita e outros leitores que sentiram afinidade com o que você escreveu podem te encontrar.
Este espaço meu, também é seu!