sexta-feira, abril 06, 2012

Danuza Leão


Eu nunca havia lido nada de Danuza Leão além de algumas frases soltas pela net. A idéia de uma "consultora de boas maneiras" elitista e quatrocentona,com aquela boca repuxada por plásticas, me distanciava. 
Tolice a minha. Danuza, apesar daquela pompa toda, já é uma senhorinha de 79 anos com muita bagagem de vida.
Danuza foi modelo,viveu a época mais bonita do Rio de Janeiro,quando você podia sair para passear na praia e de graça, receber uma música de Vinícius, ou uma crônica do Rubem Braga.
Danuza é mãe da artista plástica Pinky Wainer e de outros dois filhos.Foi casada, amou,festejou,viveu toda a história recente do Brasil,aquela que nós só lemos nos livros.
E viajou muito! Ainda viaja,com suas malas Louis Vuitton escondidas em capas protetoras para evitar roubos e também por que acha de muito mal gosto sair por aí mostrando malas com o símbolo da grife.Por que então ela não compra outras malas? Simplesmente porque as Louis Vuitton são as melhores, ué!
Em seu último livro, É tudo tão simples ela conta como mudou sua vida,esvaziou o guarda roupa, a casa, a cabeça e o coração,optando por ter apenas o necessário para viver e alguns pequenos luxos que fazem a vida valer. Elas se desfez de um apartamento enorme, de um monte de roupas,pratarias,o convívio com algumas pessoas,lembranças de família,até mesmo do carro e se sente mais feliz assim.
Ela dá algumas dicas do que, na opinião dela, deveriam ser regras de convivência,mas covenhamos, deixa transparecer que já não está confortável com o tempo em que vive, não tem paciência alguma com crianças,ou com eventos sociais. As pessoas a aborrecem um pouco e agora o que ela considera elegante é um certo afastamento de tudo que não considera estimulante.Nada mais natural.Mais de 70 anos de uma vida tão intensa, como esperar que ela já não estivesse...digamos....um pouco ranzinza?Apesar disso, ela nos faz rir.Suas tiradas são de uma ironia e de um humor muito requintados!
De qualquer forma, a leitura de seu novo livro é indispensável.Está ali o retrato de uma mulher que viveu plenamente e já está lá, no alto do morro,vendo com clareza as coisas que ainda nos confundem em nossa caminhada. 
Ela fala sobre como usar a moda a seu favor,como a simplicidade torna tudo mais elegante,como receber sem ter trabalho e até como levar um fora e manter a classe.Posso mudar de idéia em pouco tempo,mas acho suas dicas muitos elegantes para quem já passou dos 60. Para mulheres mais jovens, acho que tem muita coisa que ainda não é adequada.....
Vou ler outros livros dela, os mais antigos.Quero encontrar pistas que me inidiquem como ela chegou a plenitude de hoje, como ela abandonou (abandonou,não.Reinventou) a futilidade comum a classe social em que viveu. 
Tem esse Booktrailler que a Saraiva lançou, onde ela fala sobre maquiagem,unhas e outras coisas. É interessante, mas na minha opinião, ela escreve muiiiito melhor do que fala...




22 comentários:

  1. Oi Clê, tudo bem?

    Assim como você, eu nunca li um livro da danusa, só frases e pensamentos soltos pela Internet...

    Lendo sobre o livro aqui no seu blog encontrei alguma semelhança entre eu e a danusa quando você diz que "as pessoas a aborrecem um pouco e agora o que ela considera elegante é um certo afastamento de tudo que não considera estimulante"

    Somos mulheres de fase, ou pelo menos "eu sou" e vivo um momento assim... apesar de ainda estar na casa dos 30... falta muito tempo pra chegar aos 70 rsrsrsrsr! Mas, sinto que sei menos das metade das coisas que quero aprender durante a minha vida!

    Bem, de qualquer forma, mais uma vez fiquei curiosa pra ler este livro que vc indicou...

    beijos e feliz páscoa pra vc, seus filhos, esposo e familia!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Clê!

    Então, nunca li nenhum livro da Danuza, mas sempre que podia, lia a coluna dela na revista Claudia e gostava muito! Acho que podemos aprender muito com uma pessoa como ela né... me interessei muito por este livro.

    Beijos e tenha uma ótima páscoa!

    ResponderExcluir
  3. Muito show adorei! E gostei bastante do vídeo também. Olha, boa Páscoa para ti!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga linda amei o post e o video,fiquei muito interessada ,
    amiga obrigada pelo carinho no meu cantinho desejo um maravilhoso feriado de páscoa,super bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esta senhora, mas gostei bastante do video.
    Boa Páscoa :)

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga linda passando pra te desejar uma boa páscoa!

    ResponderExcluir
  7. O vídeo me deixou curiosa para saber mais sobre seus livros.
    Excelente post!
    Bom feriado..
    Beijos, Beijos.
    mulheresdelicadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Clê

    A Danuza é fantástica. Já li 6 de seus livros. Ela sempre me encantou.
    Feliz Páscoa à vc também.

    BJ00000000................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa parece ser muito bom!

    Obrigada pela visita, volte sempre <3
    http://agoratopronta.blogspot.com/
    Beijos Vanessa

    ResponderExcluir
  10. ainda não conhecia ela, mas fiquei curiosa para ler os livros.
    Quanto ao video, até que ela deu umas dicas bem legais, gosto de coisas mais básicas as vezes! :D


    http://luannaravanelli.blogspot.com
    • BeijO e Boa Páscoa :*

    ResponderExcluir
  11. Ela me parece ser muuuito inteligente.

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar nessa história dela de abrir mão do luxo para viver apenas com o necessário, só não me recordo onde vi...

    Mas a minha opinião, ela não fez nada além do q todos deveriam fazer neh??

    E eu sou uma que só dou apoio moral,pq eu adoro coisas supérfulas uhauhauua

    Adorei

    Bjuuuuuu

    ResponderExcluir
  13. Como assim 79 anos??Ela tá ótima!
    muito bom vc ter falado dela aqui,confesso q eu não sabia muita coisa sobre..
    Boa páscoa!!

    ResponderExcluir
  14. agora eu quero ler aaaaaaaaaaaa shaushaushauhsa (:
    Feliz pascoa pra tu.
    Garoto Nerd

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga, eu não sei muito sobre Danuza Leão, mas pelo seu post, já dá para perceber que ela é uma mulher super decidida e com auto estima elevada, os livros devem ser ótimos ! Super beijos para você linda, e uma semana repleta de sucesso e realizações ...

    http://www.aprendizdecabeleireira.com/

    ResponderExcluir
  16. Clê, também tenho a mesma impressão estranha sobre ela,me parece uma diva plastificada decadente e chata ( com eu deva ser daqui a alguns anos rsrsr). Nunca li nenhum livro dela, somente algumas frases soltas(como vc) e nunca me empolguei, massssss lendo seu post, vejo que ela com toda sua experiência, deve ter alguma coisa boa pra passar e eu pra aprender. Vou atrás de alguns de seus livros. Valeu a dica!
    Um incrível semana e que muita coisa boa floresça na sua vida.
    Beijos, Sheyla.

    ResponderExcluir
  17. Danuza que já foi tida como deslumbrada noutros tempos, mostra-se muito afeita ao comportamento feminino nos dias de hoje, alguém que sabe fazer bom uso de sua experiência de vida.

    Outro dia recebi um email de um texto dela, achei muito profícuo.

    Uma semana maravilhosa para você, Clê!

    ResponderExcluir
  18. Vou procurar ler esse livro.

    ResponderExcluir
  19. Nossa eu vi o video e fiquei boba, vc disse que ela escreve muito melhor do que fala e agora fiquei com a pulga atrás da orelha!
    Gostei demais!!
    Meu PC tá mais ou menos, mas tô tentando... rsrsrsrsrsrs... Bjs

    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Clê, vim aqui rapidinho para avisar que já programei para amanhã sua postagem especial com entrevista!!! Espero que você goste...

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nossa que bacana Clê, eu não a conhecia, e fiquei bem curiosa! bjs..ótima semana! http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Menina eu nunca tinha ouvido falar nela, mas fiquei bem intereçada o que vc fala aqui é sempre bom então vou pesquisar mais sobre ela.
    Vou esperar sua visitinha no meu cantinho tá

    http://www.plantaodabeleza.com.br/
    BeijossssssssssssSimara ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários e os retribuo o mais rápido que posso.
Se tiver um blog deixe o endereço,assim posso retribuir a visita e outros leitores que sentiram afinidade com o que você escreveu podem te encontrar.
Este espaço meu, também é seu!