sábado, janeiro 25, 2014

Você sai sozinha?

       Semana passada, no programa da Fátima Bernardes, houve uma discussão sobre os prazeres da solidão que descambou para um desses tabus sociais que já devia ter acabado, ou melhor, nunca deveria ter existido: um homem sozinho é visto como natural, mas uma mulher sozinha é logo julgada ou como libertina ou como coitadinha. Esse fato social posto em palavras é muito feio, mas  é comum, está vivo na cabeça de muita gente. Mulher se divertindo sozinha não é considerado "normal".


http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/videos/v/sophie-charlotte-eu-adoro-ir-ao-teatro-e-ao-cinema-sozinha/3089493/

         Esse entrevistado é meio antipático, mas não podemos negar que o que ele falou é o ponto de vista de muitas pessoas: tem gente muito feia por dentro que acredita que mulher que sai sozinha na balada está se oferecendo.

       Certa vez fui para Natal e havia uma mulher viajando sozinha. Muito bonita e bem arrumada. Enquanto eu e as outras mães corríamos atrás dos filhotes com filtro solar, água etc, discutíamos com os maridos que  implicavam com nossas compras, queriam isso ou aquilo,enfim, desfrutávamos de outra forma de felicidade mais legitimada pela parte "careta" da sociedade, esta mulher estava tão relaxada e elegante,tão tranquila consigo mesma! Ela não tinha nem um livro para acompanha-la,muito menos procurava se aproximar de ninguém.Simplesmente desfrutava da linda viagem e da própria companhia.Suas roupas eram mais bonitas, usava jóias, o cabelo estava perfeitamente hidratado. 

            Senti um pouco de inveja dela.  As pessoas olhavam esquisito p ela e fico pensando quantas não olhavam do mesmo jeito que eu: com admiração! Depois de ver o exemplo dessa mulher, eu desencanei. Vou aonde eu quiser, com ou sem companhia. 

              Quantas vezes fiquei sem ir a algum lugar que queria ir, por falta de companhia?  Certa vez, depois de terminar um logo relacionamento, voltei sozinha a um lugar que costumava frequentar com o ex e recebi olhares "enviesados"...talvez de pena, talvez de medo que eu estivesse ali para roubar o namorado de alguém... Se meu ex fosse lá sozinho, sentiriam pena dele também? Duvido muito.

                Se uma mulher sai sozinha, para se divertir ou para encontrar alguém, não deveria ser julgada por isso.Se pessoas como essas citadas por esse entrevistado do programa da Fátima querem nos julgar,cabe a nós quebrarmos esse paradigma. Como? Cuide da sua felicidade, faça o que te faz bem e quanto ao resto, ignore!



2 comentários:

  1. Sabe concordo que não deve ser julgada. Já sai sozinha e foi ótimo.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. ótimo post Clê.
    Vivo isso ultimamente, fim de relacionamento, pois só saia com ele, estou em casa direto e estou desencadeando depressão tipo I, mas estou tentando reverter tudo isso.
    Apesar de nunca ser acostumada realmente a sair só.
    Xeros muitas saudades de ti.

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários e os retribuo o mais rápido que posso.
Se tiver um blog deixe o endereço,assim posso retribuir a visita e outros leitores que sentiram afinidade com o que você escreveu podem te encontrar.
Este espaço meu, também é seu!