terça-feira, maio 03, 2011

trabalho

Vi uma lista estranha na Internet. Falava sobre os trabalhos que dão mais satisfação para os americanos. Na lista figurava em primeiro lugar engenharia bioquímica e em terceiro ou quarto lugar (pasmem) o magistério, na área de educação infantil. Outra profissão que me deixou intrigada foi atendimento ao consumidor. Pelo que diz na pesquisa, as pessoas que procuram empregos nos Call center nos EUA, são aquelas que gostam de ajudar e lidar com pessoas e esta seria a razão de tanta satisfação. Os professores citaram que o companheirismo e a camaradagem dos colegas de trabalho é o que lhes dá mais satisfação.Não vou duvidar das 200 mil pessoas pesquisadas, apenas acho que aqui no Brasil estamos fazendo alguma coisa errada. Nunca vi estas pessoas que adoram resolver problemas alheios quando necessitei de uma autorização do plano de saúde ou um erro na minha conta telefônica. Onde estão elas? Trabalhando para a NET ou a Brasil Telecom é que não estão...

Sobre professores, eu freqüento alguns blogs de professoras que parecem maravilhadas com o trabalho, mas nunca vi um post elogiando a camaradagem real, no ambiente de trabalho, apenas a virtual. Também nunca vi nenhuma vibrando com o salário ou a ação das políticas públicas.

De minha parte, conto as horas (8 anos!) para a aposentadoria e sinto vergonha de mim por isso. Sou concursada, tenho estabilidade, um dos maiores salários do Brasil considerando o concurso que fiz, um baixo salário considerando que tenho faculdade na área, pós graduação,especialização e uma quantidade significativa de cursos de formação. Mas as vantagens são muitas, minhas férias são maiores, trabalho perto de casa, terei aposentadoria especial. Se os alunos me aborrecem? Não. Por mais trabalho que requeiram, são interessantes, divertidos até. Me sinto preparada para lidar com eles, mas nenhum curso me preparou para enfrentar as fofocas, a competição e o clima hostil que algumas colegas criam. Parece-me que elas ainda estão no segundo grau, ainda são adolescentes rebelde-sem-causa dos anos 80... isso me cansa, me dá vontade de sumir. Hoje cheguei aqui a força, mas então, entrei na coordenação e as pessoas que eu gosto estavam falando de mim, que eu parecia triste me exibiram um sorriso tão sincero, fizeram graça e vi o quanto estou sendo tola. Sim, aqui tem 4 ou 5 pessoas que envenenam o ar que respiro, mas tem outras 20 que purificam minha alma com um simples sorriso, que me fazem tão bem! Tenho é que entrar aqui com o maior dos sorrisos para retribuir o bem que elas me fazem. Talvez a lista americana não esteja tão errada a respeito dos professores da educação infantil. Eu é que não posso me deixar contaminar pelo mal humor dos outros.



É momento de repensar o trabalho do call center...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro ler comentários e os retribuo o mais rápido que posso.
Se tiver um blog deixe o endereço,assim posso retribuir a visita e outros leitores que sentiram afinidade com o que você escreveu podem te encontrar.
Este espaço meu, também é seu!