Faz tanto tempo que não posto receitas de pratos clássicos daqui de casa.Hoje fiz um deles,o bolo de maracujá com semente de linhaça. Essa receita me surgiu de um aperto, eu não tinha os ingredientes necessários e improvisei.
Deu tão certo que entrou para o cardápio permanente da minha da minha casa.
Conheci o bolo de maracujá perfeito, no blog da Katita, o pitéu:
![]() |
foto retirada do Pitéu:cozinhafetiva.wordpress.com |
Fiquei dias encafifada com aquela idéia, de fazer um bolo de maracujá com caroço e tudo e apaixonada pela forma com ela descreveu a receita, quase como se fosse um exercício meditativo.
Apesar de não ser muito fã de maracujá, não sosseguei enquanto não testei a receita.Ficou divina! Mastigar aqueles carocinhos fazendo croc croc é uma delícia.
O bolo foi aprovado por todos aqui em casa e assim que acabou meu maridão pediu para fazer outro.
Sou mulher moderna, não vou para cozinha só porque o marido pede, mas eu também estava louca para sentir aquele azedinho doce de novo e logo!
Sou mulher moderna, não vou para cozinha só porque o marido pede, mas eu também estava louca para sentir aquele azedinho doce de novo e logo!
O problema é que eu não tinha mais maracujá, então improvisei com suco de garrafa mesmo. O efeito dos caroços obtive usando semente de linhaça. Ficou muito bom, embora sem a beleza e o glamour da receita original. Também não usei a forma redonda, foi de tabuleiro mesmo, mais fácil de cortar e guardar na geladeira para as crianças levarem no lanche no dia seguinte.
Com vocês, minha versão alternativa do bolo perfeito:
![]() |
Não parece o primo pobre do bolo original? |
Bolo de maracujá com semente de linhaça
Ligue o forno e deixe aquecendo na temperatura média.
Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio ou um tabuleiro.Reserve.
Bata 3 claras em neve e reserve. (Se tiver em casa, coloque um pouquinho de vinagre de hortelã.Dá um gostinho especial com o maracujá e faz as claras em neve ficarem mais firmes).
Na batedeira, bata até formar um creme claro: 3 gemas,3 colheres de manteiga e uma xícara de açúcar quase cheia. (não vale usar margarina, ela não deixa o bolo fofinho como a manteiga faz).
Continue com a batedeira ligada e vá adicionando uma xícara de farinha de trigo,intercalando com uma xícara de suco concentrado de maracujá. (como em todo bolo,vá colocando a farinha e o suco aos poucos, senão a massa embatuma e aí não fica bom).
Acrescente 4 colheres de sopa de semente de linhaça e uma colher de sopa de fermento químico.Mexa bem e acrescente delicadamente as claras em neve.
Leve ao forno para assar por aproximadamente 25 minutos ou até estar levemente corado.
Deixe esfriar e então faça a calda:
Leve ao fogo meia xícara de água, meia xícara de suco concentrado de maracujá e uma xícara de açúcar.Deixe fever até engrossar um pouco. Jogue-a ainda quente sobre todo o bolo frio.Essa calda dá uma cobertura brilhante e umedece o bolo.
Está pronto.Sirva-se e agradeça a Deus pelo sentido do paladar!